quinta-feira, 18 de abril de 2024

Estabelecer Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra - Primeira Parte (1)

 Sobre a importância dessa obra já mencionei na INTRODUÇÃO, entretanto, mais uma vez vou reforçar a importância, referindo às palavras do presidente Ikeda.


"Entre todos os escritos de Nichiren Daishonin, o Rissho Ankokuron é um dos mais importantes. Esta obra é sem dúvida, um guia para a salvação de todas as pessoas dos Últimos Dias da Lei e é também um espelho claro que nos mostra o futuro. O Rissho Ankoku Ron revela os princípios fundamentais da construção de uma sociedade pacífica e duradoura, independentemente de mudança do tempo."
"Nichiren Daishonin iniciou sua batalha com objetivo de transformar a era do Últimos Dias da Lei, caracterizada por conflitos, e construir uma nova era que todas as pessoas possam evidenciar o estado de buda inerente e desita forma, conduzí-las à felicidade e paz."


A importância de Rissho Ankoku Ron é tão grande que existe várias cópias escritos por próprio Daishonin e por seu discípulo Nikko Shonin(*1). E pouco antes do seu falecimento, no dia 25 de setembro de 1282, Nichiren Daishonin fez a explanação do Rissho Ankoku Ron, na residência do irmãos Ikegami.
É por isso podemos dizer que os princípios expostos por Nichiren Daishonin, ao longo de sua existência, se iniciam e terminam com o tratado Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra.  (*1  Nikko Shonin foi sucessor e 1º herdeiro dos ensinamentos de Nichiren Daishonin.)


Dez Escrituras Doutrinais Mais Importantes: 

É conhecido mais de 350 escritos que Daishonin escreveu e que Nikko Shonin preservou para posteridade, e a maior parte desses escritos são contidos no Gosho Zenshu (Coletânea dos Escritos de Nitiren Daishonin em japonês), a qual podemos estudar.

Após o felecimento de Nichiren Daishonin, o Nikko Shonin juntou os escritos de Daishonin, justamente  para preservar para a posteridade, pois haviam discípulos de Daishonin que desprezava goshos (escritos de Daishonin) escrito em hiragana, que na época eram caracteres exclusivos para mulheres, remanufaturavam os goshos. 

Graças a esses esforços de Nikko Shonin, ficou preservado mais de 350 goshos até hoje. O Nikko Shonin, além de trabalhar para conservar os goshos, classificou também os dez mais importantes goshos doutrinais, que são:


 1- Estabelecer Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra 立正安国論 

 2- Abertura dos Olhos 開目抄

 3- O Objeto de Devoção para a Observação da Mente 観心本尊抄 

 4- A Seleção do Tempo 撰時抄 

 5- Retribuição aos Débitos de Gratidão 報恩抄

 6- Sobre Atingir o Estado de Buda 唱法華題目抄 

 7- A Essência do Sutra de Lótus  法華取要抄

 8- Os Quatro Estágios da Fé e os Cinco Estágios da Prática  四信五品抄

 9- Carta a Shimoyama  下山御消息 

 Podemos ver que Nikko Shonin classificou o Rissho Ankoku Ron em primeiro lugar dos goshos mais importante do Budismo de Nichiren.

Desastres naturais que aconteceram na época 

Na matéria anterior (Introdução), vimos que o que motivou o Daishonin a escrever Rissho Ankoku Ron, foi o grande terremoto que atingiu a cidade de Kamakura - cidade sede do governo na época - - no dia 8 de 1257, que destruiu milhares de casas, templos, provocando deslizamentos de montanhas e  incêndios de grandes proporções.Mais de 20 mil pessoas morreram - quase um terço da população de Kamakura da época.


Pintura do grande terremoto de Kamakura


O período de Kamakura (1185 a 333) foi um período atípico, até mesmo para o Japão, que era conhecido como "país de terremoto".
Além dos terremotos de grande escala que acontecia com frequência, o povo japonês sofria de enchentes provocados por muita chuva, vendaval, seca - que inevitavelmente trazia fome, epidemia e até surgimento de cometas, que na época era considerado como presságio de um grande mau.

Registros de calamidade e anormalidade registrado do período.





A quantidade de desastres naturais e anormalidades meteorológicas que ocorreram nos período anterior a Daishonin escrever o Rissho Ankoku Ron foram assustadoramente grande, mesmo comparados aos acontecimentos desses desastres e anormalidades meteorológicas que são observados hoje.
A anormalidade climática também era frequente, e isso prejudicava os plantios e as colheitas, causando quebra de safra, e como consequência, isso trazia falta de alimentos e fome. Segundo registros, em 1230, o escassez de alimentos chegou a dizimar a população do Japão da época em 1/3. (havia 3 milhões de pessoas, sobreviveu apenas 1 milhão)
 
        Terremotos de Grande Escala …  50 vezes
        Terremotos …………..… mais de 150 vezes
        Surgimento de Cometas ……..   17 vezes
        Tempestades e Vendavais …… inúmeras vezes

Grandes terremotos e grande escala, vendavais, chuvas fortes e epidemia como rubéola aconteceram também um ano antes e alguns anos após Nichiren Daishonin ter escrito Rissho Ankoku Ron.


Durante o período Kamakura, que durou 148 anos, de d.C.1185 a 1333, ocorreram 50 mudanças de nome da era. Em média, o nome da era mudou uma vez a cada três anos. É muito diferente de agora, quando a mudança de nome da era só ocorre quando muda o imperador do Japão.
 Das 50 mudanças de nomes da era que ocorreu nesse período, 30 foram mudanças por causa de desastres e 11 foi mudado devido a terremotos.     
 Desde Reforma de Taika no ano de 645, quando começou a política centralizada no imperador, em 1375 anos da  história do Japão, o nome da era só foi mudado 28 vezes relacionadas a terremotos, portanto, mudar 30 vezes em 148 anos do período Kamakura é realmente incomum, por aí pode se notar quanto o governador estava assustado e perdido por sucessivos desastres. Além disso, houve 11 mudanças por causa de epidemias, 5 devido a seca, 4 por causa de catástrofes causado por ventos fortes e tempestade, e 3 vezes relacionados a enchentes, fome e incêndio.

A propósito, durante o período Heian nos seu longos 391 anos, ocorreram 88 mudanças no nome da era, e apenas a metade delas, 44, foram mudados por causa de desastre. Nove vezes por terremotos, 18 vezes por secas e tempestades e inundações, 21 vezes relacionadas a epidemias e 2 vezes por causa de fome.
Essas comparações mostra bem claro, como o número de desastres naturais e fomes foram tão frequente durante o período Kamakura.


Cataclismo meteorológico

Como mencionei antes que as pessoas da época considerava o surgimento de cometa como presságio do grande mau. E pode dizer que é até místico, pois consta nos registros de meteorologia que frequentemente surgiu cometas nessa ápoca.
Entre elas, o que surgiu no dia 5 de julho de 1264 foi era muito enorme, nunca visto anteriormente. E sobre isso, Nichiren Daishonin escreveu no escrito "Considerações sobre Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra" (CEND Vol.1, página 169. título em japonês):
"Em 5 de julho do primeiro ano da era Bun'ei (ano de1264), um cometa apareceu no leste e seu brilho cobriu quase todo o Japão. Desde que o mundo começou, jamais foi visto presságio do mal tão enorme. Mesmo os estudiosos dos sutras e escrituras não budistas não conhecem a origem dessa auspiciosidade maligna. Vendo isso, a minha tristeza aumentou ainda mais” 
Além do surgimento de cometas enormes, aconteceu várias anormalidades meteorológicos na época, que veremos mais para frente.

 Imagem montada do cometa que teria iluminado o arquipélago do Japão.


Como mencionei antes que as pessoas da época considerava o surgimento de cometa como presságio do grande mau. E pode dizer que é até místico, pois consta nos registros de meteorologia que frequentemente surgiu cometas nessa ápoca.
Entre elas, o cometa que surgiu no dia 5 de julho de 1264 foi muito enorme, nunca visto anteriormente. E sobre isso, Nichiren Daishonin escreveu no escrito Considerações sobre "EStabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra" (CEND Vol.1 pág. 16. 安国論御勘由来 Ankoku ron Gokanki yurai).

"Em 5 de julho do primeiro ano da era Bun'ei (ano de1264), um cometa apareceu no leste e seu brilho cobriu quase todo o Japão. Desde que o mundo começou, jamais foi visto presságio do mal tão enorme. Mesmo os estudiosos dos sutras e escrituras não budistas não conhecem a origem dessa auspiciosidade maligna. Vendo isso, a minha tristeza aumentou ainda mais”. 

Além do surgimento de cometas enormes, aconteceu várias anormalidades meteorológicos na época, que veremos mais para frente.


Primeira Parte:
Esclarece a causa fundamental das Calamidades

A estrutura do Rissho Ankoku Ron, como mencionei na introdução, é na forma de diálogo e é composto de 10 Questões feito por um viajante e 9 Respostas do anfitrião. Por essa razão, todos os livros de explanação dessa obra são divididos em 10 partes. Nesse estudo, vou seguir a mesma estruturação, ou seja, em 10 partes. 

Texto da Primeira Parte


Explanação:

   Na época em que Nichiren Daishonin escreveu Rissho Ankoku Ron, a situação da sociedade japonesa era tão turbulenta, caótica e de desesperadora devido aos desastres naturais, anormalidade meteorológica, fome e epidemia que já foi mencionado anteriormente. Isso porque, a época havia entrado no Mappo, ou seja, Era dos Últimos Dias da Lei. 

Período do Budismo descrito no Sutra da Grande Compilação

   Na Sutra da Grande Compilação diz: “O primeiro período de quinhentos anos após a minha extinção, será período de “Era de alcançar a Liberação” (Gedatsu Kengo), o segundo período de quinhentos anos será período de “Era da Meditação”(Zenjo Kengo),  no terceiro período de quinhentos anos será o período de “Era de Ler, Recitar e Ouvir” (Dokuju Tamon Kengo),  No quarto quinhentos anos será o período de “Era de Construir Templos e Estupas” (Tazo toji Kengo), e no quinto quinhentos anos, a Lei Pura tornar-se-á obscura e extinguirá, conflitos e disputas surgirão entre os seguidores de meus ensinamentos, e a Lei pura se tornará obscura e se perderá.

Aproveitando figura que foi feito para melhor compreensão, mostararei os períodos do budismo e suas caracteríticas, como principais acontecimentos da cada período:


Período do Budismo descrito no Sutra da Grande Compilação




 Os budistas chineses viajaram por Rota da Seda até a Índia, em busca de escrituras budistas.



 
A Era dos Últimos Dias da Lei, era início da decadência do budismo de Sakyamuni.




Linha do Tempo da História do Budismo



Voltando à explanação da Primeira Parte do Rissho Ankoku Ron, 

O que está errado? Que falta foi cometida? 

Essa pergunta do viajante representa o sentimento tácito dos líderes concientes da época, e o Rissho Ankoku Ron mostra a solução dos problemas. Essa pergunta inclusive, hoje em dia também é feita por muitas pessoas.
Todos sabem que para curar uma doença é preciso  procurar a causa e origem da dornça, e então administrar o tratamento de acordo com a prescrição correta, e é isso que todos fazem.
Nessa frase acima, o Daishonin clama que, a atitude de buscar incansávelmente a causa do sofrimento do povo é o que um verdadeiro líder deveria fazer.


Conitinua...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.