quinta-feira, 18 de abril de 2024

Estabelecer Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra - Primeira Parte (1)

 Sobre a importância dessa obra já mencionei na INTRODUÇÃO, entretanto, mais uma vez vou reforçar a importância, referindo às palavras do presidente Ikeda.


"Entre todos os escritos de Nichiren Daishonin, o Rissho Ankokuron é um dos mais importantes. Esta obra é sem dúvida, um guia para a salvação de todas as pessoas dos Últimos Dias da Lei e é também um espelho claro que nos mostra o futuro. O Rissho Ankoku Ron revela os princípios fundamentais da construção de uma sociedade pacífica e duradoura, independentemente de mudança do tempo."
"Nichiren Daishonin iniciou sua batalha com objetivo de transformar a era do Últimos Dias da Lei, caracterizada por conflitos, e construir uma nova era que todas as pessoas possam evidenciar o estado de buda inerente e desita forma, conduzí-las à felicidade e paz."


A importância de Rissho Ankoku Ron é tão grande que existe várias cópias escritos por próprio Daishonin e por seu discípulo Nikko Shonin(*1). E pouco antes do seu falecimento, no dia 25 de setembro de 1282, Nichiren Daishonin fez a explanação do Rissho Ankoku Ron, na residência do irmãos Ikegami.
É por isso podemos dizer que os princípios expostos por Nichiren Daishonin, ao longo de sua existência, se iniciam e terminam com o tratado Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra.  (*1  Nikko Shonin foi sucessor e 1º herdeiro dos ensinamentos de Nichiren Daishonin.)


Dez Escrituras Doutrinais Mais Importantes: 

É conhecido mais de 350 escritos que Daishonin escreveu e que Nikko Shonin preservou para posteridade, e a maior parte desses escritos são contidos no Gosho Zenshu (Coletânea dos Escritos de Nitiren Daishonin em japonês), a qual podemos estudar.

Após o felecimento de Nichiren Daishonin, o Nikko Shonin juntou os escritos de Daishonin, justamente  para preservar para a posteridade, pois haviam discípulos de Daishonin que desprezava goshos (escritos de Daishonin) escrito em hiragana, que na época eram caracteres exclusivos para mulheres, remanufaturavam os goshos. 

Graças a esses esforços de Nikko Shonin, ficou preservado mais de 350 goshos até hoje. O Nikko Shonin, além de trabalhar para conservar os goshos, classificou também os dez mais importantes goshos doutrinais, que são:


 1- Estabelecer Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra 立正安国論 

 2- Abertura dos Olhos 開目抄

 3- O Objeto de Devoção para a Observação da Mente 観心本尊抄 

 4- A Seleção do Tempo 撰時抄 

 5- Retribuição aos Débitos de Gratidão 報恩抄

 6- Sobre Atingir o Estado de Buda 唱法華題目抄 

 7- A Essência do Sutra de Lótus  法華取要抄

 8- Os Quatro Estágios da Fé e os Cinco Estágios da Prática  四信五品抄

 9- Carta a Shimoyama  下山御消息 

 Podemos ver que Nikko Shonin classificou o Rissho Ankoku Ron em primeiro lugar dos goshos mais importante do Budismo de Nichiren.

Desastres naturais que aconteceram na época 

Na matéria anterior (Introdução), vimos que o que motivou o Daishonin a escrever Rissho Ankoku Ron, foi o grande terremoto que atingiu a cidade de Kamakura - cidade sede do governo na época - - no dia 8 de 1257, que destruiu milhares de casas, templos, provocando deslizamentos de montanhas e  incêndios de grandes proporções.Mais de 20 mil pessoas morreram - quase um terço da população de Kamakura da época.


Pintura do grande terremoto de Kamakura


O período de Kamakura (1185 a 333) foi um período atípico, até mesmo para o Japão, que era conhecido como "país de terremoto".
Além dos terremotos de grande escala que acontecia com frequência, o povo japonês sofria de enchentes provocados por muita chuva, vendaval, seca - que inevitavelmente trazia fome, epidemia e até surgimento de cometas, que na época era considerado como presságio de um grande mau.

Registros de calamidade e anormalidade registrado do período.





A quantidade de desastres naturais e anormalidades meteorológicas que ocorreram nos período anterior a Daishonin escrever o Rissho Ankoku Ron foram assustadoramente grande, mesmo comparados aos acontecimentos desses desastres e anormalidades meteorológicas que são observados hoje.
A anormalidade climática também era frequente, e isso prejudicava os plantios e as colheitas, causando quebra de safra, e como consequência, isso trazia falta de alimentos e fome. Segundo registros, em 1230, o escassez de alimentos chegou a dizimar a população do Japão da época em 1/3. (havia 3 milhões de pessoas, sobreviveu apenas 1 milhão)
 
        Terremotos de Grande Escala …  50 vezes
        Terremotos …………..… mais de 150 vezes
        Surgimento de Cometas ……..   17 vezes
        Tempestades e Vendavais …… inúmeras vezes

Grandes terremotos e grande escala, vendavais, chuvas fortes e epidemia como rubéola aconteceram também um ano antes e alguns anos após Nichiren Daishonin ter escrito Rissho Ankoku Ron.


Durante o período Kamakura, que durou 148 anos, de d.C.1185 a 1333, ocorreram 50 mudanças de nome da era. Em média, o nome da era mudou uma vez a cada três anos. É muito diferente de agora, quando a mudança de nome da era só ocorre quando muda o imperador do Japão.
 Das 50 mudanças de nomes da era que ocorreu nesse período, 30 foram mudanças por causa de desastres e 11 foi mudado devido a terremotos.     
 Desde Reforma de Taika no ano de 645, quando começou a política centralizada no imperador, em 1375 anos da  história do Japão, o nome da era só foi mudado 28 vezes relacionadas a terremotos, portanto, mudar 30 vezes em 148 anos do período Kamakura é realmente incomum, por aí pode se notar quanto o governador estava assustado e perdido por sucessivos desastres. Além disso, houve 11 mudanças por causa de epidemias, 5 devido a seca, 4 por causa de catástrofes causado por ventos fortes e tempestade, e 3 vezes relacionados a enchentes, fome e incêndio.

A propósito, durante o período Heian nos seu longos 391 anos, ocorreram 88 mudanças no nome da era, e apenas a metade delas, 44, foram mudados por causa de desastre. Nove vezes por terremotos, 18 vezes por secas e tempestades e inundações, 21 vezes relacionadas a epidemias e 2 vezes por causa de fome.
Essas comparações mostra bem claro, como o número de desastres naturais e fomes foram tão frequente durante o período Kamakura.


Cataclismo meteorológico

Como mencionei antes que as pessoas da época considerava o surgimento de cometa como presságio do grande mau. E pode dizer que é até místico, pois consta nos registros de meteorologia que frequentemente surgiu cometas nessa ápoca.
Entre elas, o que surgiu no dia 5 de julho de 1264 foi era muito enorme, nunca visto anteriormente. E sobre isso, Nichiren Daishonin escreveu no escrito "Considerações sobre Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra" (CEND Vol.1, página 169. título em japonês):
"Em 5 de julho do primeiro ano da era Bun'ei (ano de1264), um cometa apareceu no leste e seu brilho cobriu quase todo o Japão. Desde que o mundo começou, jamais foi visto presságio do mal tão enorme. Mesmo os estudiosos dos sutras e escrituras não budistas não conhecem a origem dessa auspiciosidade maligna. Vendo isso, a minha tristeza aumentou ainda mais” 
Além do surgimento de cometas enormes, aconteceu várias anormalidades meteorológicos na época, que veremos mais para frente.

 Imagem montada do cometa que teria iluminado o arquipélago do Japão.


Como mencionei antes que as pessoas da época considerava o surgimento de cometa como presságio do grande mau. E pode dizer que é até místico, pois consta nos registros de meteorologia que frequentemente surgiu cometas nessa ápoca.
Entre elas, o cometa que surgiu no dia 5 de julho de 1264 foi muito enorme, nunca visto anteriormente. E sobre isso, Nichiren Daishonin escreveu no escrito Considerações sobre "EStabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra" (CEND Vol.1 pág. 16. 安国論御勘由来 Ankoku ron Gokanki yurai).

"Em 5 de julho do primeiro ano da era Bun'ei (ano de1264), um cometa apareceu no leste e seu brilho cobriu quase todo o Japão. Desde que o mundo começou, jamais foi visto presságio do mal tão enorme. Mesmo os estudiosos dos sutras e escrituras não budistas não conhecem a origem dessa auspiciosidade maligna. Vendo isso, a minha tristeza aumentou ainda mais”. 

Além do surgimento de cometas enormes, aconteceu várias anormalidades meteorológicos na época, que veremos mais para frente.


Primeira Parte:
Esclarece a causa fundamental das Calamidades

A estrutura do Rissho Ankoku Ron, como mencionei na introdução, é na forma de diálogo e é composto de 10 Questões feito por um viajante e 9 Respostas do anfitrião. Por essa razão, todos os livros de explanação dessa obra são divididos em 10 partes. Nesse estudo, vou seguir a mesma estruturação, ou seja, em 10 partes. 

Texto da Primeira Parte


Explanação:

   Na época em que Nichiren Daishonin escreveu Rissho Ankoku Ron, a situação da sociedade japonesa era tão turbulenta, caótica e de desesperadora devido aos desastres naturais, anormalidade meteorológica, fome e epidemia que já foi mencionado anteriormente. Isso porque, a época havia entrado no Mappo, ou seja, Era dos Últimos Dias da Lei. 

Período do Budismo descrito no Sutra da Grande Compilação

   Na Sutra da Grande Compilação diz: “O primeiro período de quinhentos anos após a minha extinção, será período de “Era de alcançar a Liberação” (Gedatsu Kengo), o segundo período de quinhentos anos será período de “Era da Meditação”(Zenjo Kengo),  no terceiro período de quinhentos anos será o período de “Era de Ler, Recitar e Ouvir” (Dokuju Tamon Kengo),  No quarto quinhentos anos será o período de “Era de Construir Templos e Estupas” (Tazo toji Kengo), e no quinto quinhentos anos, a Lei Pura tornar-se-á obscura e extinguirá, conflitos e disputas surgirão entre os seguidores de meus ensinamentos, e a Lei pura se tornará obscura e se perderá.

Aproveitando figura que foi feito para melhor compreensão, mostararei os períodos do budismo e suas caracteríticas, como principais acontecimentos da cada período:


Período do Budismo descrito no Sutra da Grande Compilação




 Os budistas chineses viajaram por Rota da Seda até a Índia, em busca de escrituras budistas.



 
A Era dos Últimos Dias da Lei, era início da decadência do budismo de Sakyamuni.




Linha do Tempo da História do Budismo



Voltando à explanação da Primeira Parte do Rissho Ankoku Ron, 

O que está errado? Que falta foi cometida? 

Essa pergunta do viajante representa o sentimento tácito dos líderes concientes da época, e o Rissho Ankoku Ron mostra a solução dos problemas. Essa pergunta inclusive, hoje em dia também é feita por muitas pessoas.
Todos sabem que para curar uma doença é preciso  procurar a causa e origem da dornça, e então administrar o tratamento de acordo com a prescrição correta, e é isso que todos fazem.
Nessa frase acima, o Daishonin clama que, a atitude de buscar incansávelmente a causa do sofrimento do povo é o que um verdadeiro líder deveria fazer.


Conitinua...


segunda-feira, 8 de abril de 2024

Estabelecer Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra - Introdução

 Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra - Introdução

Sobre a Importância do Rissho Ankoku Ron*
(* Título original em japonês do "Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra") 


   Nitiren Daishonin dedicou sua vida para ensinar e conduzir as pessoas ao estado de buda.
Estabelecer a Lei correta e construir uma sociedade pacífica onde todas as pessoas possam viver tranquilo e feliz - eis o significado de "Rissho  Ankoku". 
   Este sem dúvida, era o juramento que Nichiren Daishonin manteve por toda a sua vida.
Há passagem muito conhecido no Rissho Ankoku Ron, que é seguinte:
“Caso tenha alguma preocupação por sua segurança, o senhor deveria antes de tudo orar pela ordem e tranquilidade pelos quatro cantos da terra.” (END, vol. 2, pág. 47.)




   Nesta passagem do Rissho Ankoku Ron, “Sua segurança” se refere à própria felicidade. “ordem e tranquilidade pelos quatro cantos da terra” significa paz em todas as sociedades do mundo.
   Na época do Daishonin, havia várias seitas populares como Nembutsu, que enfraqueciam a força de viver das pessoas que seguiam, e diante das sucessivos desastres naturais, calamidades e epidemias, as pessoas começaram a buscar somente a sua própria salvação.
   
  Entretanto, numa sociedade repleta de insegurança e calamidade, é impensável alcançar a “felicidade somente sua”. A felicidade individual somente será possível, quando houver paz e prosperidade na sociedade também. 
Daishonin adverte rigorosamente o modo de vida que vira as costas à sociedade, e afirma que o propósito do Budismo é contribuir com a paz da sociedade, e que é aí que reside a verdadeira felicidade individual.

   A verdadeira “auto-salvação” que Buda prega é estabelecer um estado indestrutível de felicidade dentro de si. Ao interagir ativamente com as pessoas ao seu redor e com a sociedade, o seu  estado de vida se expandirá e desta forma torna-se possível a verdadeira transformação da vida. E é por isso que é indispensável orar e agir pela “ordem e tranquilidade pelos quatro cantos da terra”, para assim alcançar a “sua segurança”.




  Presidente Daisaku Ikeda
Como fontes para a pesquisa, vou utilizar Gosho Zensyu (Coletânea de Escritos de Nichiren Daishonin) publicado pela da Soka Gakkai e Coletânea dos Escritos de Nichiren Daishonin (CEND) publicado pela BSGI, além de “Explanação de Rissho Ankoku Ron” do presidente da SGI, Dr. Daisaku Ikeda.

O presidente Ikeda diz: “Concretização do Rissho Ankoku era objetivo fundamental de Daishonin. Por este motivo, diz-se que a propagação de ensinos do Daishonin “iniciou-se  com o Rissho Ankokuron e terminou-se com o Rissho Ankokuron”.   





Desde a fundação do verdadeiro budismo, Nichiren Daishonin enfrentou várias perseguições

A fundação do Verdadeiro Budismo foi em 28/04/1253.
A partir dessa data Daishonin iniciou a batalha para mudar a sociedade e a época. 
A entrega do Risho Ankoku Ron foi em 16/07/1260, sete anos após fundação do verdadeiro budismo. 
Entretanto, no dia (28/04/1253) que Daishonin declarou a fundação do Verdadeiro Budismo, o administrador local Tojo Kagenobu tentou atacar Daishonin no meio da noite.
Cerca de 40 dias após Daishonin ter enviado o Rissho Ankoku Ron, em 27/8/1260, milhares de seguidores da seita Nembutsu atacaram a cabana de Daishonin à tarde da noite e queimou a cabana.

imagem ilustrativa


Significado do Título

Tradução ao pé da letra, Rissho Ankoku Ron significa: Consolidar o Correto e Pacificar a Nação.


Início do texto original do Rissho Ankoku Ron
(uma cópia escrito por próprio Daishonin tem 29cm de largura por 15.98m de comprimento)


Objetivo do Risho Ankoku Ron:

O Rissho Ankoku Ron foi enviado para o Hojo Tokiyori, regente aposentado, entretanto, ele ainda exercia mutitas influências no governo. 
Daishonin escreveu “Rissho Ankoku Ron” com objetivo de advertir o governo, e através do estabelecimento do verdadeiro budismo consolidar a filosofia da dignidade humana como o princípio fundamental para construção de uma sociedade onde as pessoas possam viver em paz, e lutou sua vida inteira para realização desse objetivo. 


Significado contido no Título: 

Em japonês Rissho Ankoku Ron se escreve assim ...



    立(Ri) = estabelecer
    正(ssho) = verdade, correto
    安(An ) = segurança, paz
    国(koku) = tarra, nação. representa rei no centro de muralhas (território).
    論(Ron) = escritos que explicam os ensinamentos budistas.
                    de origem sânscrito: 𑀅𑀪𑀺𑀥𑀭𑁆𑀫, (Abidarma)



O ideograma 国(koku), representa um rei ou soberano no seu reino, cercado de muralhas.
koku4


Entretanto, entre os Rissho Ankoku Rons originais preservado até hoje, Daishonin utilizou 71 vezes o caractere, entretanto, em 56 vezes ele empregou o ideograma 
que é formado por ideograma (povo) + (território).

Só por este fato, podemos imaginar, como Nichiren Daishonin dava importância ao povo, ou seja, às pessoas. 


Importância deste Tratado:

- Nitiren Daishinin levou 3 anos para redigir o Rissho Ankoku Ron.
- Há Rissho Ankoku Ron original e também várias cópias, inclusive, copiado por próprio Daishonin e por seu discípulo Nikko Shonin.
- Daishonin teve muito cuidado para deixar este  tratado para posteridade. 
- Não existe outro documento de Nitiren Daishonin que tem “Ron” no seu título.


Composição do Rissho Ankoku Ron:

Rissho Ankoku Ron é escito na forma de diálogo
10 Questões feito por um viajante e 9 Respostas do anfitrião.


O que motivou Daishonin a escrever Rissho Ankoku Ron:




Grande terremoto que aconteceu no dia 02/10/1257 em Kamakura, cidade sede do governo japonês na época, que causou enorme dano na cidade. O terremoto destruiu milhares de casas, templos, deslizamento de montanhas e  provocou incêndios de grandes proporções.
Segundo registros, com esse terremoto, morreram mais de 23 mil pessoas em Kamakura. 
População da Kamakura na época era estimado entre 60 mil a 80 mil pessoas.
Significa que morreram de 30 % a 40 % da população.
(nota: Só para uma comparação, no desastre sismico de atingiu Fukushima e região no Japão em 2011, morreram 22 mil pessoas.)



Mas o que Daishonin se preocupava era as calamidades que ainda não haviam acontecido, que eram:

 - Invasão do país por povos estrangeiros. 

 - Revoltas internas no reinado.

O título “Estabelecer o Ensino Correto e Pacificar a Terra” significa ...
Estabelecer fundamentos do budismo de Nitiren Daishonin como “princípios básicos da sociedade”. Dignidade à vida humana e respeito são fundamentos do Budismo de Nitiren Daishonin.
“Estabelecer o ensino correto”  é  propagação do Budismo de Nitiren Daishonin.


Conteúdo do Rissho Ankoku Ron:

   


- O tratado mostra através da passagens das sutras, a origem das calamidades.

- Daishonin alicerçou o seu argumento desse tratado nas sutras para mostrar que as referencias não são suas invenções. 

Nota: "Sutra" se refere de forma geral às escrituras canônicas que são tratadas como registros dos ensinamentos orais de Buda Sakyamuni.



Continua... 



Objetivo do Blog

 Como mencionei no perfil, tenho vasto conhecimento de língua japonesa. Nesse blog, vou aproveitar essa habilidade para tentar traduzir em português, os artigos relacionados ao estudo de Gosho (Escritos de Buda Original Nichiren Daishonin) e princípios budista, sempre tomando como referência e fonte da pesquisa, artigos disponíveis da Soka Gakkai do Japão, Extranet da BSGI e outros fontes ligados à Soka Gakkai.


Desta forma, desejo contribuir para melhorar entendimento sobre o Kyogaku (doutrina budista)aos membros e às pessoas que tem interesse nesse assunto.