segunda-feira, 6 de outubro de 2025

Atingir o Estado de Buda Nesta Existência


O propósito fundamental da prática da fé é... 



felicidade-absoluta480


 Felicidade Absoluta, ou seja, Atingir o Estado de Buda Nesta Existência.



 A felicidade individual é frisado também nos Cinco Diretrizes Eternos da Soka Gakkai que são:

_AA-flagsansyoku-5 Diretrizes

   
  A “prática individual” da “prática individual e prática altruística”, refere-se à prática para o seu próprio benefício. 
  Especificamente, refere-se à leitura da liturgia e recitação de Daimoku. 
  A “Prática altruística” é partilhar os ensinamentos com as outras outras pessoas, ensinando a praticar para que, possam também crescer e alcançar a felicidade juntos.


  Nichiren Daishonin afirma: “Se os praticantes do Sutra de Lótus praticarem conforme os ensinamentos do Buda, todos eles, sem exceção, alcançará o estado de Buda durante a sua vida. Isso é como cultivar arrozais na primavera e no verão, mesmo que existam diferenças entre as variedades de maturação precoce e tardia, ambas podem ser colhidas no mesmo ano, ambos poderão ser colhidas no mesmo ano.”  (Doutrina de Três Mil Mundos Num Momento da Vida. Gosho p. 416).


superb Entretanto, alcançar o estado de Buda não significa tornar-se uma pessoa especial, completamente diferente de quem somos agora, ou renascer numa Terra Pura, longe do mundo real, na outra vida.

 “No escrito, Nichiren Daishonin afirma: “Atingir, significa abrir”. (Gosho p. 753)
  Atingir (ou alcançar) o estado de Buda, escreve-se Jobutsu 成仏 no ideograma Kanji chinês. Esta palavra é formado de duas ideogramas; “Jo 成”, que significa “tornar” ou “concretizar” e “butsu 仏”, que significa “Buda”. 

  No ideograma “Jo成”está contido o princípio de “abrir”.   Isso significa que, atingir o estado de Buda não é mais do que abrir o estado de Buda inerente na nossa vida.
  Nós, pessoas comuns, podemos abrir e evidenciar o estado de Buda dentro de nós mesmos, exatamente do jeito que somos. Por esta razão, também é chamado de “mortal comum atingir o estado de Buda” ou “alcançar o estado de Buda na presente forma”.

 Atingir o estado de Buda, não significa ir para outro mundo, mas sim, estabelecer o estado de felicidade absoluta e indestrutível, neste mundo real.


No cristianismo, desde a Idade Média que se consolidou a ideia de que os crentes podem ir para o céu após a morte.

A seita Jodo ensinava que existe uma terra budista (Terra Pura) após a morte, onde não há sofrimento e é possível viver em paz e tranquilidade.





escada para o ceu

A seita Jodo ensinava que existe uma terra budista (Terra Pura) após a morte, onde não há sofrimento e é possível viver em paz e tranquilidade.










  Nichiren Daishonin afirma: "Cerejeira, ameixeira, pessegueiro, damasqueiro — cada um, sem mudar a sua própria entidade, abre-se como os três corpos eternamente dotados." (Gosho p. 784)
  Em outras palavras, tornar-se buda, significa purificar a vida, evidenciando plenamente a capacidade inata, consolidando um estado de vida forte e inabalável, mesmo enfrentando qualquer tipo de dificuldade.
*Purificação da Vida: Purificação dos seis órgãos dos sentidos (六根清浄, rokkon-shōjō): É chamado também de purificação dos seis sentidos. Erradicação dos desejos mundanos causados ​​pela influência de desejos mundanos aos seis órgãos dos sentidos — olhos, ouvidos, nariz, língua, corpo e mente. O capítulo 19, "Os Benefícios do Mestre da Lei" do Sutra do Lótus afirma que, através de 5 tipos de práticas; abraçar, ler, recitar, ensinar e transcrever o Sutra do Lótus, pode-se purificar as funções dos seis órgãos dos sentidos. 

  Além disso, atingir o estado de Buda não significa atingir um objetivo no final (da vida). 
 O estado de Buda se encontra, na luta contínua para combater o mal e criar o bem, mantendo fé a Lei Mística. Se chama de Buda, aqueles que luta ininterruptamente em prol do Kossen-rufu.

 
atingir

panela-buda


Mortal Comum Atingir o Estado de Buda e  Atingir o Estado de Buda na Presente Forma

“Mortal comum” refere-se a um ser humano comum. 
 O Sutra do Lótus revela que o estado de Buda é inerente na vida de uma pessoa comum. 
 O Sutra do Lótus ainda revela que o estado de Buda inerente numa pessoa comum pode ser despertado. 
 Isto se chama “alcançar o estado de Buda como mortal comum” ou “mortal comum a atingir o Estado de Buda”.

  Atingir o estado de Buda significa, evidenciar o estado de Buda inerente no ser humano. Mas isso não quer dizer que vai se tornar um ser especial diferente de ser humano. 
  A visão de Nichiren Daishonin sobre o estado de Buda é: manifestação da “suprema qualidade de ser humano”, chamado “Buda” no corpo de uma pessoa comum.
  Esse processo é chamado de “Atingir o Estado de Buda na Presente Forma”. 
  É um processo revolucionário que possibilita, um ser atingir o estado de Buda sem morrer e renascer incontáveis vezes..., da forma como você é.

Imagem meramente ilustrativa.
condicao-para-se-tornar-buda

  Nos ensinos pré-Sutra do Lótus, ensinava que, para "alcançar o estado de Buda", era necessário que as duas condições deveriam ser atendidas.
  A primeira condição, é que não deveria ser pessoa de Dois Veículos (erudição e absolução), nem deveria ser pessoa má ou mulher.

 Os seres dos Dois Veículos, convencidos de que não poderiam alcançar o estado de Buda, abandonaram o objetivo de alcançar o estado de buda e se empenharam apenas para ser tornarem Arhats (aqueles que atingiram o nível mais elevado da erudição, no Budismo Hinayana) e para tanto, visavam eliminar completamente os desejos mundanos, eliminando a mente como o corpo. 
  O Budismo Mahayana criticou duramente os seres dos Dois Veículos, afirmando que eles não eram capazes de atingir o estado de Buda.

   Ainda, nos ensinos pré-Sutra do Lótus, ensinava que, se uma pessoa for má, necessitaria de renascer como uma boa pessoa, e se for uma mulher, necessitaria de renascer como um homem. Acreditava-se que as pessoas más e as mulheres não podiam atingir o estado de Buda na sua forma atual. 
  Portanto, embora os sutras pré-Sutra do Lótus pregassem a iluminação, devido à estas restrições, somente um número limitado de pessoas (somente boas pessoas e homens) preenchia requisito para atingir a iluminação.   

Nota: A visão budista de que os seres dos dois veículos, mulheres e pessoas más não podem atingir a iluminação, são expostos principalmente noBudismo Mahayana Provisórios. Os s ensinamentos do Budismo Mahayana Provisório revelam apenas aspectos parciais da verdade para a qual o Buda despertou, que tinham como objetovo, conduzir as pessoas ao verdadeiro ensinamento Mahayana, ou o Sutra do Lótus, que revela plenamente a iluminação do Buda Shakyamuni. Nos ensinamento do Sutra de Lótus, é provado que os seres dos dois veículos, mulheres e pessoas más podem atingir a iluminação do jeito que são (sem ter que renascer como bom homem), na presente existêrncia.

  A segunda condição, nos ensinamentos pré-Sutra do Lótus, pregava que, era necessário praticar o budismo por incontáveis existências (prática de incontáveis ​​kalpas) para progredir no nível, e somente assim, no final poderia se livrar do estado de mortal comum, e alcançar
o estado de Buda.

Prática de Incontáveis ​​Kalpas


  Prática de incontáveis ​​kalpas

  Para um mortal comum atingir o  estado de Buda, era necessário prosseguir incontáveis kalpas de prática de bodhisattva , elevando seu nível. Isso porque, o budismo de Sakya era “budismo da colheita” ou simplesmente, “budismo do verdadeiro efeito”(Honka myo本果妙). 
  O Sutra de Lótus de Sakyamuni tinha objetivo de conduzir à iluminação, apenas as pessoas que ele veio ensinando desde remoto passado. Entretanto, as pessoas que não tiveram nenhuma relação com o Shakyamuni no passado e não puderam receber os ensinamentos do Sakyamuni, e portanto, não puderam acumular a boa sorte necessária para a atingir o  estado de Buda, ficaram excluídos (chamado de Honmi uzen 本未有善) . 

Os Três Períodos do Budismo
Periodo-Budismo

  As pessoas que foram ensinados por Shakyamuni no passado, fizeram prática altruística por período extremamente longo, chamado “prática de incontáveis kanpas” e finalmente nasceram durante a existência de Buda Sakyamuni, ou nasceram nos Primeiros Dias da Lei (1000 anos após a morte do Sakyamuni) e Médios Dias da Lei (2000 anos após a morte do Sakyamuni até o início de Últimos Dias da Lei), praticaram o Sutra de Lótus, e alcançaram o estado de Buda. 


tituloJPEG-600

 O Budismo de Nichiren Daishonin, é Prática para atingir o estado de Buda nesta vida

  Em contraste, o Sutra do Lótus ensina que atingir o estado de Buda não significa “tornar-se um ser especial chamado Buda”, mas sim “abrir (manifestar) o estado de Buda que existe dentro de si”.
  Nichiren Daishonin revelou que a Lei fundamental que possibilitou todos os budas a atingissem o estado de Buda é o Nam-myoho-rengue-kyo. 
  Nichiren Daishonin inscreveu como Gohonzon de Nam-myoho-rengue-kyo, a própria vida que é una com a Lei fundamental do universo.

  Ao acreditar e aceitar o Gohonzon do Nam-myoho-rengue-kyo, todos nós podemos evidenciar o estado de Buda inerente na nossa própria vida.
  Nichikan Shonin afirmou o seguinte: “Quando abraçamos e acreditamos este Gohonzon e recitamos o Nam-myoho-rengue-kyo, o nosso próprio ser torna-se o Gohonzon de Três Mil Mundos num Único Momento da Vida, e torna-se (o mesmo estado de vida de) Nichiren Daishonin”.  (Coletânea dos Comentários de Nichikan Shonin)

No Budismo de Nichiren Daishonin, a prática individual (Gongyo diário) e prática altruística
 (fazer Shakubuku) é fundamental e indispensável para atingir o estado de Buda.
inori-A

  Ao acreditar no Gohonzon, perseverar na fé e empenhar para a realização do Kossen-rufu, pode-se evidenciar o mesmo estado de vida de Daishonin dentro da nossa vida, continuando como uma pessoa comum.
  Atingir o estado de Buda na forma atual e atingir o estado de Buda nesta existência, ambos são os termos que exprimem o mesmo princípio de atingir o estado de Buda.

  Através da prática para si e prática para outros, podemos conquistar a Felicidade Absoluta – o Estado de Buda do jeito que somos e nesta vida!

Coletânea de Orientações de Daisaku Ikeda.
(Seikyo Shimbun, 1967)

oracaoPergunta: Por favor, me ensine sobre a relação entre Atingir o Estado de Buda Nesta Existência (一生成仏) e Atingir o Estado de Buda na Presente Forma (即身成仏), e sobre Ter os Pensamentos e Sentimentos Corretos no Momento da Morte (臨終正念).
Presidente Ikeda: Atingir o Estado de Buda Nesta Existência e Atingir o Estado de Buda na Presente Forma, são a mesma coisa. Isto porque não se pode conseguir 
Atingir o Estado de Buda na Presente Forma, sem alcançar Atingir o Estado de Buda Nesta Existência. Atingir o Estado de Buda Nesta Existência, significa alcançar o estado de Buda, enquanto estarmos vivos, portanto, sem Atingir o Estado de Buda na Presente Forma, não se conseguiria alcançar o estado de Buda em toda vida.
  No entanto, se distinguirmos estritamente o “Atingir o Estado de Buda Nesta Existência” e o “Atingir o Estado de Buda na Presente Forma”, pode-se dizer que, quando estamos recitando o Daimoku em frente ao Gohonzon é quando “Atingimos (abrimos) o Estado de Buda na Presente Forma”, conforme o princípio da Fusão entre Sujeito e Objeto (Kyoti Myogo) - união do reino e da sabedoria (ou fusão de realidade e sabedoria) .
  Ter os Pensamentos Corretos no Momento da Morte (臨終正念) significa, morrer calma e pacificamente, sem duvidar do Gohonzon no último momento da vida. Há muitas pessoas (membros da Gakkai) que faleceram, plenamente conscientes no momento da morte, recitando o Daimoku. Por outro lado, há também casos em que as pessoas ficam inconscientes e falecem, mas também sem duvidar do Gohonzon. “Não duvidar é fé”. É isso que significa Ter os Pensamentos e Sentimentos Corretos no Momento da Morte.


presrvar

  A Importância de Prática Contpinua 

ranna  Veja uma competição de atletismo, por exemplo. 
  A corrida de 100 metros rasos, leva menos de 10 segundos, corridos por atletas de ponta. 
  Usain Bolt, bateu recorde mundial de 9,58 segundos em 2009, estabelecendo um novo recorde mundial.
  Mas por detrás de um espetacular resultado, existiu um longo período de treinamento rigoroso e disciplinado.

  Para conseguir "objetivo de correr mais rápido", os velocistas treinam diariamente horas e horas de treinamento, tais como exercícios de musculação para aumentar força muscular, uma variedade de exercícios semelhantes aos de corrida, incluindo treino com pesos, treino com trenó e tubo (puxando pesos ou utilizando tubos de borracha), corrida de aceleração, etc.

sprinter500 E a sua dieta concentra-se em alto teor de proteína para reparação e crescimento muscular, hidratos de carbono complexos para reservas de glicogênio, gorduras saudáveis ​​e vitaminas e minerais essenciais, garantindo o combustível adequado para explosões de alta intensidade e recuperação rápida.

 Para se tornar "expert" da área, as pessoas dedicam intensamente e incansávelmente, lutando contra várias dificuldades, tais como "sentir a barreira", "desânimo", etc. Os pianistas, violonistas, bailarinas, cantores, atores, artistas, todos passaram por rigoroso treinamento. E somente quem conseguiu superar todas essas dificuldades e problemas, sem desistir na caminhada, podem se tornar "expert", ou "profissional de primeira categoria". 

Para se tornar pessoa de primeira categoria (ou top), as pessoas praticam intensos
exercícios por longo tempo, e enquanto estiverem ativos, não deixam de treinar. 
_AAA-artistas


  Sobre a importância da prática conítnua por toda vida, o presidente Ikeda orientou seguinte:  

  Em relação a prática da fé, também não tem como se “alcançar o estado de Buda somente recitando o Daimoku no momento final da vida”. 

  O importante é momento a momento, e o acúmulo das experiencias e convicções que resultam numa fé inabalável e indestrutível.   

  Só quando esta condição é estabelecido, será possível atingir o Estado de Buda Nesta Existência e Ter os Pensamentos e os Sentimentos Corretos no Momento da Morte.

  Porém, como a eternidade é uma sequência de momentos, e é regido pela lei da simultaneidade de causa e efeito, o momento presente é mais importante. 

 A fé firme de agora será o ponto de partida para atingir o Estado de Buda Nesta Existência. 

 E a fé firme de agora, conforme o princípio de “consistência do início ao fim” trará os Pensamentos e Corretos no Momento da Morte. 

  Se negligenciar a prática da fé agora e empenhar apenas no final da vida, não poderá alcançará o estado de Buda. 

  Esse é a relação entre Atingir o Estado de Buda Nesta Existência e Atingir o Estado de Buda na Presente Forma e Ter os Pensamentos e Corretos no Momento da Morte. (Fonte: Coletânea de Orientações de Daisaku Ikeda, página 246. Seikyo Shimbun, 1967) . 




  Daimoku e Shakubuku são Combustíveis para Manter na Órbita do Estado de Buda.

 _A10EV1 Todos seres possuem os Dez Estados de Vida (ou Dez Mundos). Os Dez Estado de Vida são condições de vida inerentes a todos os seres, que se manifestam como reações a situações internas e externas e que podem ser experimentadas por qualquer pessoa em um dado momento.

  Entre os Dez Estado de Vida, o estado de Buda é o nível mais elevado entre todos. O estado de buda é o mais supremo estado de vida, caracterizado por sabedoria, benevolência, coragem, criatividade e energia vital ilimitadas.
  
  O presidente Ikeda, explica seguinte, sobre o estado de Buda:
Presidente Ikeda: O budismo (…) ensina a estabelecer um estado de autodomínio livre do jugo de desejos egoísticos e impulsos instintivos e preconiza que, ao atingir esse estado, a pessoa viva em cooperação e harmonia com os demais e abrigue um interesse compassivo por todas as espécies de vida, agindo em prol da felicidade e do bem-estar de todas as pessoas. A questão essencial para os praticantes do budismo é transformar e aperfeiçoar o ego com o intuito de se tornar um ser humano dessa grandeza. A concretização total desse ideal é denominada “atingir o estado de buda”. (Fonte: Sabedoria para Criar a Felicidade e a Paz: Parte 2, p. 46.)

  De acordo com o princípio de Dez Estado de Vida, todos nós vivemos baseado num dos Dez Estado de Vida, que é chamado de "estado de vida básico" ou "estado fundamental da vida". O estado fundamental da vida.

  Sobre "estado fundamental da vida", o presidente Ikeda diz seguinte no Sabedoria do Sutra de Lótus: 
 Presidente Ikeda: "(O estado fundamental da vida) é como um 'hábito de vida'. Cada pessoa tem o seu próprio 'hábito único', construído pelo seu karma do passado. 
  Para entender melhor, imaginemos uma mola. A mola, mesmo depois de ser esticada, ela volta ao seu estado inicial.
  Acontece coisa semelhante com o "estado fundamental da vida". Mesmo que o estado de Inferno seja a "estado fundamental da vida", isso não significa que permanece inalterada, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mesmo que o "estado fundamental da vida" de uma pessoa seja do estado de Inferno, ela pode manifestar o estado de Tranquilidade ou estado de Ira.
  Uma pessoa que vive no estado de Ira como "estado fundamental da vida", pode evidenciar o estado de Bodhssatva temporariamente, logo voltará ao estado de Ira. O que pode mudar este "estado fundamental da vida" é a revolução humana, a transformação da condição de vida. A vida de uma pessoa é determinada, de acordo com "qual estado fundamental da vida" essa pessoa vive.

Quando uma pessoa mantém estável o estado de Buda como "estado fundamental da vida", poderá viver
tranquilamente, apreciando a vida. Mas, para manter, precisa de energia, que é Daimoku e Shakubuku.
orbita-estado-de-buda

  A Importância de treinamento contínuo, ou seja, da prática contínua, está nesse ponto. Através da continuidade da prática budista e polimento ininterrupto do seu caráter, do aprofundamento da sabedoria e fortalecimento da vitalidade e coragem (de não recuar diante dos problemas), pode-se elevar o seu "estado fundamental da vida" até o estado de Buda, e poderá desfrutar a vida de felicidade absoluta.


Fim