segunda-feira, 8 de julho de 2024

O que é Atingir a Iluminação?

 Todos que praticam o budismo devem pensar:


"Quando vou atingir a iluminação"

  ou

"Quando vou atingir o estado de buda?"

  ou

"Será que eu já alcancei a Iluminação?"

Se você é um membro da BSGI (Associação Brasil SGI), pode ser que o trajeto para atingir o estado de buda seja como ilustração abaixo:




Isso por que ninguém dá certificado de Estado de Buda e muito menos você acorda um dia de manhã e se vê que tornou um buda.

Então, quando podemos tornar um buda ou alcançar o estado de buda?
A definição de "atingir o estado de buda, segundo o Oxford Linguages é seguite:


Conceito errôneo sobre buda:

A Seita Terra Pura (Jodo-shu) fundado por Honen, prega que as pessoas atingem o estado de buda após a sua morte. Isso porque essa seita pregava que este mundo é terra de sofrimento e que somente chegando na terra pura após a morte que se libertará dos sofrimentos.


Definição do Estado de Buda: 
(fonte: Enciclopédia de Filosofia da Univeridade Stanford*)

Estado de Buda, em inglês é Buddhahood= Buddha+hood 
O termo "hood" que comumente é conhecido como "capuz", mas no inglês antigo significa “condição” ou “classificação” que tem origem no "had".

O termo “Buda”, segundo definição da Enciclopédia de Filosofia da Universidade Stanford, significa “aquele que despertou”. E era um título honorífico conferido ao indivíduo que descobriu o caminho 
da nirvana, que livrou dos sofrimento, e propaga essa descoberta para que outros também possam alcançar o nirvana.

Na etimologia: segundo língua “Pali”, que era liturgia utilizada na escola Teravada, o termo Buda significa “o Desperto, o Iluminado”, que tem origem no sânscrito बुद्ध (buda, “desperto, iluminado”), particípio passado de बोधति (bodhati, “acordar, despertar").


Definição da Soka Gakkai: 

Daishonin ensinou que “Buda” não é uma coisa misteriosa que existe no outro mundo fora de si, mas um estágio de vida mais elevada dentro de si. 
Embora muitos sutras digam que “Buda é um ser especial”, o Sutra de Lótus foi o primeiro a pregar que “todos podem atingir o estado de Buda”. Por esta razão, o Sutra de Lótus é considerado como o “Rei de todos os sutras”.

Nichiren Daishonin diz: “Mesmo que recite e acredite no Myoho-rengue-kyo, se pensa que a Lei existe fora de seu coração, o senhor não está abraçando a Lei Mística, mas um ensinamento inferior. "Ensinamento inferior" refere-se a outros preceitos além desta sutra (Sutra de Lótus), que são meio provisórios.” (Atingir o Estado de Buda nesta Existência. CEND Vol.1 pag.3)

Quando a gente atinge o estado de buda?

Daishonin diz que “atingir o estado de Buda” é abrir a “vida de Buda” que é inerente em cada um de nós e através disso, conquistar a felicidade absoluta.

No Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente (Ongui kuden) diz:  ”Atingir’ [o estado de buda] possui o significado de “abrir a vida de Buda” .

Nós, “mortais comuns”, isto é, pessoas comuns, podemos abrir e evidenciar o estado de vida de Buda em nós mesmos, do jeito que somos. É por isso que é chamado de “alcança do estado de Buda na formade mortal comum” (Bompu Jobutsu 凡夫成仏) ou "atingir o estado de buda nesta existência" (Sokushin Jobutsu 即身成仏).
Alcançar o estado de Buda não significa ir para outro mundo, mas sim construir um estado de felicidade absoluta neste mundo real que não pode ser destruído por nada. (fonte: Soka NetSoka Net)



No Três Grandes Leis Secretas diz: “Entretanto, agora entramos nos Últimos Dias da Lei e o daimoku que eu, Nichiren, recito é diferente daquele das eras anteriores. Esse Nam-myoho-renge-kyo inclui tanto a prática individual como a altruística” (WND, v. 2, p. 986).”

No “Como Aqueles que inicialmente Aspiram ao Caminho Podem atingir o Estado de Buda por meio do Sutra de Lótus: (Hokke shoshin jobutsu sho)” diz: "“Quando reverenciamos o Myoho-rengue-kyo inerente em nossa própria vida como objeto de devoção, ativamos nossa natureza de buda e a manifestams por meio do Nam-myoho-rengue-kyo. Esse é o significado de buda. Para ilustrar, quando um pássaro engaiolado canta, os que estão voando livres pelo céu são atraídos pelo chamado dele. o pássaro engaiolado se esforça para se libertar. Quando recitamos a Lei Mística, nossa natureza de buda é ativada e emerge infalivelmente.”



Nam-myoho-rengue-kyo é a lei fundamental que permeia o universo e a vida.
O Buda Shakyamuni “despertou” para essa Lei eterna e universal, que existe dentro dele. Razão pela qual é chamado de “Buda” – Aquele que despertou.

O Buda Shakyamuni ensinou que, estando consciente da própria dignidade, podemos conhecer e respeitar a dignidade dos outros. 
Este é o espírito básico da “benevolência”.


Fim



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.