segunda-feira, 24 de março de 2025

Prática da Fé é Vida Diária

  O que significa "Prática da Fé é Vida Diária"?


  No Budismo Nichiren, prática da fé e vida não podem ser compreendida como entidades separadas. Portanto, a Soka Gakkai ensina que "Prática da Fé é Vida Diária" é "Vida Diária é Prática da Fé". (Fonte: Sokanet)

  No escrito, Daishonin afirma: “Considere o serviço ao seu lorde como uma prática do Sutra de Lótus”  (END, vol. 1, p. 342)
   A palavra  "serviço ao seu lorde" significa servir a um senhor ou outra pessoa, mas se aplicarmos isso à nossa realidade atual, significa tarefas, trabalhos ou ocupação que devemos fazer, ou seja, o papel que desempenhamos na sociedade ou na casa, ou seja, o nosso cotidiano.
  Portanto, esta frase nos ensina que nossa vida diária é um lugar para exercício budista e um lugar para demonstrar nosso próprio modo de vida, baseado na prática da fé.

ia3E2vmHDmJGV21wmvty1742816632-1742816642


  Então, a vida diária também é um lugar onde a fé é fortalecida?

 Quando enfrentamos dificuldades ou desafios, oramos com toda sinceridade para superar ou vencer. 
 O acúmulo desses sinceros esforços em nossa vida diária, com base no Daimoku ao Gohonzon, essa luta diária com a realidade (problemas e desafios) se tornam como oportunidades para manifestar o estado de Buda em nosso coração e poderemos transformar como um palco para transformação das nossas próprias vidas.   (fonte: Sokanet https://www.sokanet.jp/blog/94.html)

Significado de Soku

 O termo Prática da Fé é Vida Diária, em japonês se escreve 信心生活 (Shinjin soku Seikatsu). Shinjin (信心) significa "ter fé" ou "acreditar, aceitar e praticar os ensinamentos de Buda" (fonte: Soka Gakai), e Seikatsu (生活) significa "viver em meio a sociedade.
 Agota o termo "soku" (), que fica entre as duas palavras, Shinjin (prática da fé) e Seikatsu (vida diária), em português é traduzido como "é", mas isso, do ponto de vistado verdaeiro significado de "soku (), não é correto, pois o verbo é significa que é a mesma, e Shinjin soku Seikatsu no sentido oroginal em japonês, não é a mesma que "prática da fé é vida diária".

soku


 O termo soku, segundo Encicolopédia de Filosofia Budusta (仏教哲学大辞典), publicado pela Soka Gakkai, significa: sem alterar sua forma original manifestar diferente característica". Ainda nessa enciclopédia fala: Anotações sobre “No volume 1 da Grande Concentração e Discernimento (止観輔行伝弘決) diz: "De acordo com Guangya*: (chinês: 廣雅), "soku" significa "junção (ou união)''. Se seguirmos essa explicação, chega-se a interpretação, "soku" seria semelhante a chamar "união de duas coisas idênticas" com esse termo. Porém, essa interpretação ainda está longe do significado original. Agora, seguindo filosofia budista, seria "inseparabilidade do corpo", por isso é chamado de "soku". (...) É diferente de "junção" (ou união)**.

 Portanto, em todos os princípio budista que tem termo "é" ou "são", ou seja "verbo ser" na tradução em português, tais como prática da fé é vida diária, budismo é sociedade, desejos mundanos são iluminação, os sofrimentos do nascimento e da morte são nirvana, etc... Tem que enteder que não é ou são mesma coisa.

* Guangya: (chinês: 廣雅)um dicionário chinês chinês do início do século III d.C., editado por Zhang Yi (張揖).
** Original em japonês: 即とは廣雅にいわく合なりと。若しこの釈に依らば、なお二物相合を即と名るに似たり。その理なお疎し。今義をもって求むるに体不二の故に、故に名付けて即と為す。(...)合の義と異なる。 (仏教哲学大辞典 página1156)


  Orientação para Grupo Ikeda Kayokai
  (Publicado no Seikyo Shimbun 20/8/2024)

 “A pessoa de sabedoria não é a que pratica o budismo à parte dos assuntos seculares; em vez disso, ela tem plena compreensão dos princípios que regem o mundo.” (Redução de Kalpas - CEND Vol. 2 p. 388)
  Nos ensinamentos anteriores ao Sutra de Lótus viam as "leis da sociedade" e a "budismo" como entidades separadas, e ensinavam que o caminho para a iluminação estava em um "mundo transcendental", longe do "mundo atual".   
 Ainda hoje, a percepção geral é que a religião não tem relação com a nossa sociedade ou com a nossa vida cotidiana.
  Em resposta a essa maneira de pensar, Nichiren Daishonin declarou em Gosho que "o budismo não é praticado isoladamente da sociedade".

  Essa frase mostra a importância de aplicar a sabedoria do budismo ao mundo real. Os princípios de "prática da fé é vida diária" e "budismo é sociedade" que a Soka Gakkai preza estão imbuídos no espírito de Nichiren Daishonin.
  Para nós, "aplicar a sabedoria do budismo na sociedade" significa enfrentar as realidades em rápida transformação, do trabalho, da escola, da família, da saúde e do romance, com fé e através disso enriquecer nossas vidas.

  O importante é estar determinado a superar quaisquer preocupações ou desafios com base prática da fé. Revigorar o espírito e transformar todos os seus problemas e desejos em orações ao Gohonzon — mesmo quando dizemos colocar em ação a "prática da fé é vida diária", tudo começa com a oração. 
  Olhe bem para o seu coração e ore com toda seriedade, para que consiga avançar "pelo menos um passo à frente". Quando se faz isso, você poderá expandir o seu potencial e romper limites da situação atual.  

   Além disso, a razão pela qual praticamos todos os dias não é apenas para sua própria prosperidade. É também para ilumine a sociedade com a luz da esperança do Budismo e trilhar o caminho da felicidade juntamente com as pessoas ao nosso redor.
  Mesmo diante da rigorosa realidade, a qual as vidas das pessoas sendo colocadas em risco por ataques de país estrangeira, Nichiren Daishonin levantou só a bandeira do Kosen-rufu e lutou destemidamente pela felicidade do povo e pela paz da sociedade.

  A sabedoria que traz felicidade às pessoas é o  budismo. Separar a lei budistas dos leis seculares e descartar ou menosprezar um deles não é o "caminho do meio".
 Orar fervorosamente ao Gohonzon, quando enfrenta desafios na vida real, e com contínuo esforço e sabedoria, desafiar no trabalho duro. 

3dai-kaityo

Os três primeiros presidentes da Soka Gakkai herdaram esse espírito e provaram o princípio de "Budismo é sociedade". Eles lutaram bravamente contra o mal que desrespeita a vida humana e promoveram a filosofia budista que ensina que todos sem exceção têm direito de ser feliz, e ampliaram  a rede de solidariedade da esperança.


  Diretrizes para a Nova Era do Kosen-rufu Mundial
                (Orientação de presidente Ikeda do livro editado em 2020) 

sisin  À medida que você persevera sua fé no meio à dura realidade,  e viver a vida em prol do kosen-rufu, a sabedoria do Buda certamente surgirá dentro de você. Aqueles que perseveram este desafio são verdadeiros sábios que seguem o Caminho do Meio de que a "prática da fé é vida" e "Budismo é sociedade". (…) 
  É no mundo real que se encontra a "prática do Sutra de Lótus" (Gosho p.751). Nada é desperdiçado e tudo se torna treinamento para sua própria revolução humana.




Jornada do Mestre e do Discípulo na Luta pelo Kosen-rufu
  (Orientação de presidente Ikeda do livro publicado em 2023) 

Este mundo Saha pode ser um mundo pode parecer atoleiro de sofrimento. Entretanto, somente_A-Jornada quando alguém tem a coragem de se colocar no meio de pessoas sofredoras ou demonstrar a compaixão e a sabedoria do budismo e contribui para a felicidade das outras, é que pode ser chamado de "verdadeira pessoa de sabedoria". (...) Uma "religião viva" é aquela que continuamente produz valores humanos em prol da sociedade.


 Terra onde vive é Terra da Prática de Fé

(Orientação do Pres. Ikeda na Universidade Soka da América em 27 de feveriro de 1990)

Qual é o propósito da vida?
É felicidade. No entanto, a felicidade tem muitas dimensões e não é de forma alguma uma coisa fixa. Há muita felicidade relativa.

 Nichiren Daishonin declarou categoricamente: “Não há felicidade maior para os seres humanos do que recitar Nam-myoho-renge-kyo”.
 Não importa o que aconteça, seja sofrimento ou alegria, continuaremos a recitar o Daimoku para o Gohonzon. Enquanto você manter fé inabalável, baseada no princípio de "desejos mundanos são iluminação", certamente alcançará uma vida de "todos os desejos são realizados".  A verdadeira felicidade está em estabelecer esta condição de vida. Alí se encontra, uma vida digna, de alegria, tranquilidade e satisfação.

A organização de Kosen-rufu (Soka Gakkai) existe para ajudar cada um de vocês a alcançar a felicidade absoluta. Sua felicidade é o objetivo, todo o resto é um meio. Além disso, a terra onde vivemos (a sociedade) é a terra da verdadeira Lei e da prática da fé. Baseado na prática da fé, sempre valorizando a sociedade, nossas vidas e nossos lares.  

membersgakkai



O kosen-rufu terá um progresso sólido. 

"Prática da fé é vida diária", é o nosso eterno diretriz.


FIM