quarta-feira, 29 de janeiro de 2025

Comparação Quíntupla

   O propósito da Comparação Quíntupla é esclarecer qual religião ou filosofia pode fazer, de maneira real e efetiva, com que as pessoas superem seus sofrimentos e atinjam um estado de felicidade indestrutível.

  Essa comparação implica em avaliar os diferentes ensinos com base na forma que explicam a causa e o efeito na vida, ou seja, a causalidade para atingir o estado de Buda.


  E compara as doutrinas dessass religiões, baseado no princípio da Lei de Causa e o Efeito da vida que decide a felicidade e a infelicidade. 

Em relação ao Budismo, ele utiliza Classificação dos Sutras e os seus ensinamentos, que já era utilizado no budismo da China como um dos métodos de comparação para julgar os conteúdos dos sutras. 

  Cinco Períodos e Oito Ensinos

  É um método de classificação desenvolvido por Mestre Tendai da China. Ele focaliza no Sutra de Lótus (que é o supremo ensino do Sakya), considerando que todos os ensinamentos dos sutras foram pregados durante a vida de Buda Sakyamuni, sistematizou e analisou de forma abrangente e sem contradições.

Esse método divide todos os sutras em: Cinco Períodos e Oito Ensinos.

 Cinco Períodos e Oito Ensinos

_A5-periodose8-ensinos


Cinco Períodos:

 1. Período Guirlanda de Flores (Kegon-ji 華厳時)
  O período durante o qual Shakyamuni pregou o Sutra Kegon por 21 dias após atingir a iluminação sob a árvore Bodhi perto da Fortaleza Gaya.

 2. Período Agama (Agon-ji 阿含時)
  Durante o período Kegon, havia algumas pessoas que não conseguiam compreender os ensinamentos, por isso durante 12 anos ele pregou os Quatro Agon Sutras e outros ensinamentos em locais como o Jardim Dekaen em Varanasi, a fim de atrair seres sencientes para o Budismo. É posicionado como Hinayana em comparação com Mahayana.

 3. Período Correto e Igual (Hoto-ji 方等時) 
Durante os 16 anos seguintes (alguns dizem 8 anos), ele pregou vários sutras Mahayana, como o Amitabha Sutra e o Vima Sutra, e denunciou as vozes que estavam ligadas ao Hinayana, tornando-as assim queridas pelo Mahayana.

 4. Período Sabedoria (Hanya-ji 般若時)
  Por 14 anos (de acordo com uma teoria, 22 anos) em 16 templos em quatro locais como o Monte Washimine (Monte Eagle Mountain) e o Lago Hakuro, ele pregou os ensinamentos de todo vazio, como o Sutra Prajnaparamita, e elevou a essência de seres sencientes como bodhisattvas.

 5. Período Lótus-Nirvana (Hokke-Nehan-ji 法華涅槃時)
  Este é o período durante o qual o Sutra de Lótus foi pregado durante 8 anos no Monte Reishi em Magadha e Kokukai, e os verdadeiros ensinamentos que transcenderam Mahayana e Hinayana e permitiram que todos os seres sencientes atingissem o estado de Buda foram mantidos. Houve também um período pouco antes de sua morte, quando ele pregou o Sutra do Nirvana nas Árvores Sala, no rio Byadi, a noroeste do Castelo de Kushina (Kushinagara), e forneceu sermões suplementares para aqueles que perderam os sermões do Sutra de Lótus.


Oito Ensinos:

  Quatro Métodos de Ensino (化儀の四教)

1. Método do Ensino Abrupto (頓教): Pregar a verdade da iluminação imediatamente
2. Método do Ensino Gradual (漸教): Levar os ensinamentos avançados passo a passo
3. Método do Ensino Secreto (秘密教): Buda prega o mesmo ensino, mas os ouvintes desconhecem a existência de outros.
4. Método do Ensino Indeterminado (不定教): Os ouvintes ouvem os mesmos ensinamentos no mesmo lugar e reconhecem mutuamente a sua existência, mas existem diferenças na sua compreensão dos ensinamentos

Quatro Doutrinas (化法の四教)

 1. Ensino Tripitaka (三蔵教): Objetivo final é apenas a iluminação dos seres da erudição.
 2. Ensino Conexivo (通教): Introdução aos ensinamentos da Mahanaya. Objetivo principal são os bodisatvas
 3. Ensino Específico (別教): Ensinos direcionados aos bodisatvas, excluindo os seres dos 2 veículos
 4. Ensino Perfeito (円教): Tem o benefício de salvar todos os seres vivos

Nota do autor: Quem quer saber mais sobre Os Cinco Períodos e Oito Ensinos, pode ver mais na página de Nichiren Budhsm Library (escrito em inglês, mas pode traduzir com Google tradutor).


Comparação Quíntupla:

Com base nesse sistematização estabelecido por Mestre Tendai, Nichiren Daishonin estabeleceu a Comparação Quíntupla.

Comparacao Quintupla


 1. Caminho Interior   vs   Caminho Exterior 


  A primeira comparação é entre o budismo, o “caminho interno”, e os ensinos não-budistas da Índia e da China, o “caminho externo”.

  O budismo ensina que a causa principal que determina a felicidade ou infelicidade reside em nosso interior e quecinza somos protagonistas com o poder para decidir nosso próprio destino. Por isso, o budismo é chamado de “caminho interno”, e é superior a caminho externos.  

 Budismo Mahanaya vs Budismo Hinayana 

O Budismo Hinayana prega que os desejos mundanos  são a causa da infelicidade. 

  Por isso, para o Hinayana, o enfoque da iluminação está em reduzir o corpo a cinzas e extinguir a mente, que acham que onde produz as causas dos desejos mundanos. Nesse ponto encontra-se a limitação do Budismo Hinayana.

  Outro ponto: O Mahayana significa “grande veículo” em sânscrito e “Hinayana” significa pequeno veículo . 

 Os ensinamentos para os seres da erudição e absolução (os 2 veículos) objetiva libertação dos sofrimentos de si próprio. Esse tipo de prática, olhando do ponto de vista dos ensinamentos para bodisatvas que valorizam a salvar outras pessoas (ensinamentos Mahayana), este ensinamento só pode salvar um pequeno número de pessoas, por isso foi comparado a um pequeno veículo. 

cp,paracao-H-M


  Mahanaya Verdadeiro vs Mahanaya Provisório 


  O Budismo Mahayana é dividido em: Mahanaya provisório e Mahanaya verdadeiro.

No Mahayana provisório, as pessoas dos dois veículos, pessoas más e as mulheres são incapazes de atingir a  iluminação, pois são consideradas seres que não estão dotadas de natureza de Buda na sua vida, impondo assim, limitações às felicidade. 
  O Sutra do Lótus, o mais elevado e perfeito ensino do Mahanaya verdadeiro. Ele elucida a verdadeira iluminação do Buda Sakyamuni no longínquo passado de Sanzen Gohyaku Jintengo e, com base no fato de que todas as pessoas - incluindo os dois veículos, as pessoas más e as mulheres, ou seja, seres de todos os 10 estados de vida  –  são dotados de estado de Buda no seu interior, e podem atingir a iluminação. Elucida também que esta questão está fundamentada na doutrina dos três mil mundos num único momento da vida (Itinen Sanzen).


 Ensino Essencial vs Ensino Teórico 


 Entretanto, o Mahanaya Verdadeiro também é dividido em Ensino Teórico e Ensino Essencial:


O Sutra de Lótus é dividido em:


 Primeiros 14 capítulos (teóricos)  Últimos  14 capítulos (essenciais)  

budda

  Nos primeiros 14 capítulos, O Sakyamuni ainda prega os ensinos do ponto de vista de que ele alcançou a iluminação pela primeira vez nesta vida na Índia, como vinha pregando nos ensinos do Mahanaya Provisório. 

E é revelado também os Dez Fatores da Vida, e ensina que todos os seres possuem o estado de Buda.

  Em contraste, no ensino essencial (últimos 14 capítulos) esclarece que o Sakyamuni atingiu a iluminação no remoto passado de Gohyaku Jintengo. 

Ele revelou ainda que, exerceu as práticas de bodisatva (verdadeira causa) para alcançar o estado de Buda (verdadeiro efeito). 

  Com isso, foi esclarecido que todos seres possuem os Dez Estados de vida. 

Além disso, foi revelado que esta terra onde vivem seres perdidos é a terra onde o Buda permanece permanentemente (verdadeira Terra). Revelando então, a verdadeira causa, verdadeiro efeito e verdadeira terra, e também esclarece a Possessão Mútua dos Dez Estados de Vida, concluindo assim a doutrina de Itinen Sanzen - Três Mil Mundos num Único Momento da Vida.


 Budismo de Semeadura vs Budismo de Colheita 


Budismo de Colheita


  O Sutra de Lótus de Sakyamuni tinha objetivo de conduzir à iluminação, os seres que ele veio ensinando desde remoto passado. Entretanto, os seres que não tiveram nenhuma relação com com o Shakyamuni no passado e não puderam acumular as boas sortes necessárias para a atingir o  estado de Buda ficariam excluídos. 

  Aqueles que foram ensinados por Shakyamuni no passado, nasceram nos Primeiros Dias e Médios Dias da Lei, praticaram o Sutra de Lótus, e alcançaram o estado de Buda.  (abriram os sementes (cultivados) da Lei original da Semeadura) 

_A-Ryakko  O Buda Shakyamuni conseguiu adquirir a vida eterna (estado de Buda) como resultado de ter praticado o caminho da  bodhisattva, antes de sua iluminação no remoto passado. Para chegar a essa condição, ele precisou atingir o primeiro estágio de segurança, o da não-regressão. E por ter atingido esse estágio, foi capaz de romper com sua fé a escuridão fundamental, e adquiriu  a sabedoria e perceber que os 9 estados e o estado de Buda se encontram sempre presentes na própria vida  sob forma inata.

  Contudo, a prática necessária para atingir o primeiro estágio de segurança é extremamente difícil, da mesma forma como é difícil atingir a sabedoria que permite perceber o estado de Buda na própria vida. 

Ambos feitos excedem a capacidade das pessoas comuns. Dessa maneira, do ponto de vista de seu significado literal, o ensino essencial do Sutra de Lótus não abre diretamente o caminho para as pessoas comuns atingirem o estado de Buda em sua presente forma e nesta existência.

 Budismo de Semeadura


  Nos Últimos Dias da Lei, o budismo de Sakyamuni – o Sutra de Lótus de Primeiros Dias e Médios Dias – perde toda sua eficácia. E as pessoas dessa época não possuem ligação com o Buda Sakyamuni.

É uma época em que os monges não seguem os preceitos,  surgem conflitos dentro da ordem budista e a sociedade será repleta de 5 impurezas que são: ①impureza da era, ②impureza do desejo, ③impureza dos seres vivos, ④impureza da visão e ⑤impureza do período de vida.

  O ensino implícito nas profundezas do Sutra de Lótus, revela o Nam-myoho-rengue-kyo, que foi a força motriz que sustentou a prática de bodhisattva de Sakyamuni para atingir o primeiro estágio de segurança no remoto passado, e é a Lei fundamental que ele percebeu naquele momento. Ao buscar e praticar esta Lei com fé, uma pessoa comum também pode obter imediatamente o fruto do estado de Buda.


 Três Tipos de Sutra de Lótus


  Lembremos aqui, que existem 3 tipos de Sutra de Lótus, conforme o período.

    1. Sutra de Lótus de 28 capítulos do Buda Sakyamuni.


    2. Makashikan do Mestre Tendai.


    3. Nam-myoho-rengue-kyo de Nichiren Daishonin.


 Analogia: Budismo de Semeadura e Budismo de Colheita:

  Para confeccionar uma chabe que abre o cofre (comparado a nossa vida, que tem estado de Buda no seu interior), o homem precisou aprender uso da ferramenta, metalugia, usinagem, etc.,  inventar e aprender o alfabeto e números, desenvolver ferramentas, ciência e tecnológica para criar máquinas, capaz de confeccionar uma chave.
  Tudo isso, precisou aproximadamente 
2,6 milhões de anos, na história da humanidade.
  O Budismo de Colheita, do Buda Sakyamuni que teve sua eficácia durante a vida do Buda e nos períodos de Primeiros Dias da Lei e Médios Dias da Lei, é comparado a essa história de evolução. Os seguidores que alcançaram o estado de Buda nesses períodos, foram os discípulos e as pessoas que o Sakyamuni veio ensinando desde remoto de incalculável kalpas no passado. 

_Aevolucao-homem2



  Esse tipo de prática que leva imensurável tempo para atingir o estado de Buda é chamado de "prática de incontáveis kalpas" (Ryako Syugyo), que é descrito no Sutra dos Infinitos Significados (無量義経).
  Portanto, desde que uma pessoa normal (chamado de mortal comum) inicie as práticas de um bodisatva para objetivar o estado de Buda, levaria um longo período de tempo, reencarnando repetidamente nas três vidas do passado, presente e futuro. 

Trê Períodos de Budismo
Periodo-Budismo
  

  Em comparação, o Budismo de Semeadura de Nichiren Daishonin, possibilita as pessoas a atingirem o estado de Buda na presente forma e imediatamente nesta vida. Prsente forma significa que, nos ensinamentos pré-Sutra de Lótus eram ensinados que os seres dos Dois Veículos (estados de Erudição e Absolução), mulheres e pessoas mals não podeiam atingir a iluminação, tinham que fazer 
prática de incontáveis kalpas para nascer em homem e boa pessoa, para então depois prosseguir no caminho da bodisatva e atingir a iluminação.
  Imediatamente nesta vida, significa literalmente, que as pessoas podem atingir o estado de vida nesta vida, recitando o Nam-myoho-rengue-kyo e praticando conforme os ensinos de Nichiren Daishonin.

poderosa-chave


Fim


quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

28 Capítulos do Sutra de Lótus

 O Sutra do Lótus é um dos principais ensinamentos do budismo Mahayana e um dos sutras mais populares e influentes. Para a Soka Gakkai, o Sutra do Lótus é o fundamento da prática da fé, que leva à condição de buda, ou seja, um estado de felicidade absoluta, paz e segurança.

O Sutra de Lótus é um dos textos budistas mais reproduzidos ao longo do tempo e em mais línguas. A exposição apresenta versões originais e réplicas de sutras, em relíquias e pinturas que ilustram a trajetória de mais de 2.500 anos da filosofia budista.

Busca explicar como o Sutra de Lótus, entre muitos outros sutras, foi sendo amplamente aceito por numerosos grupos étnicos ao longo da história da propagação do budismo a partir da Índia e atingiu grandes regiões da Ásia.

Além disso, destaca sua mensagem central de paz e coexistência, em benefício da sociedade atual, e retrata mensagens do Sutra de Lótus sobre direitos humanos, o valor sagrado da vida, direitos das mulheres e o poder do povo, por meio de uma coexistência harmoniosa. (fonte: rp@bsgi.org.br)

Sutra do Lótus

Significância: O lótus simboliza a unidade de causa e efeito, pois é uma flor que floresce e gera sementes ao mesmo tempo.

Importância: Considerado por muitas religiões budistas como o ápice dos ensinamentos de Sidarta Gautama ou Sakyamuni.

Capítulos: O sutra tem 28 capítulos, sendo que os capítulos Hoben (Meios Apropriados) e Juryo (a Extensão da Vida) são considerados os mais importantes. E a Soka Gakkai, nos Gongyos da manhã e da tarde, os membros leem parte do Capítulo Hobem e íntegra do Capítulo Juryo como prática adicional. A prática principal, é a recitação de Nam-Myoho-Rengue-Kyo, que é chamado de Daimoku, que significa "título do sutra", ou seja, o Nam-Myoho-Rengue-Kyo, que também está escrito no centro do Gohonzon (mantra).


Comopição de Sutra do Lótus.

1 Introdução 序品(じょほん)第1

2 Meios Apropriados 方便品(ほうべんぽん)第2

3   Parábolas 譬喩品(ひゆほん)第3

4   Fé e Compreensão 信解品(しんげほん)第4

5   A Parábola das Ervas Medicinais 薬草喩品(やくそうゆほん)第5

6   Concessão de Profecia 授記品(じゅきほん)第6

7   A Parábola da Cidade Imaginária 化城喩品(けじょうゆほん)第7

8   Profecia da Iluminação para Quinhentos Discípulos 五百弟子受記品(ごひゃくでしじゅきほん)第8

9   Profecias Conferidas aos Aprendizes e Adeptos 授学無学人記品(じゅがくむがくにんきほん)第9

10 Mestre da Lei 法師品(ほっしほん)第10

11 O Surgimento da Torre do Tesouro 見宝塔品(けんほうとうほん)第11

12 Devadatta  提婆達多品(だいばだったほん)第12

13 Devoção Encorajadora  勧持品(かんじほん)第13

14 Práticas Pacíficas  安楽行品(あんらくぎょうほん)第14

15 Emergindo da Terra 従地涌出品(じゅうじゆじゅっぽん)第15

16 O Tempo de Vida do Assim Vindo  如来寿量品(にょらいじゅりょうほん)第16
     ou Revelação da Vida Eterna do Buda

17 Distinções em Benefícios  分別功徳品(ふんべつくどくほん)第17

18 Os Benefícios de Responder com Alegria  随喜功徳品(ずいきくどくほん)第18

19 Os Benefícios do Mestre da Lei  法師功徳品(ほっしくどくほん)第19

20 O Bodhisattva Nunca Desprezando  常不軽菩薩品(じょうふきょうぼさつほん)第20

21 Poderes Sobrenaturais do Assim Vindo  如来神力品(にょらいじんりきほん)第21

22 Confiança  嘱累品(ぞくるいほん)第22

23 Assuntos Anteriores do Bodhisattva Rei da Medicina  薬王菩薩本事品(やくおうぼさつほんじほん)第23

24 O Bodhisattva Maravilhoso Som  妙音菩薩品(みょうおんぼさつほん)第24

25 O Portal Universal do Bodhisattva Perceptor dos Sons do Mundo  観世音菩薩普門品(かんぜおんぼさつふもんぽん)第25

26 Dharani  陀羅尼品(だらにほん)第26

27 Assuntos Anteriores do Rei Adorno Maravilhoso  妙荘厳王本事品(みょうしょうごんのうほんじほん)第27

28 Encorajamentos do Bodhisattva Universalmente Digno 普賢菩薩勧発品(ふげんぼさつかんぼっぽん)第28