O propósito da Comparação Quíntupla é esclarecer qual religião ou filosofia pode fazer, de maneira real e efetiva, com que as pessoas superem seus sofrimentos e atinjam um estado de felicidade indestrutível.
Essa comparação implica em avaliar os diferentes ensinos com base na forma que explicam a causa e o efeito na vida, ou seja, a causalidade para atingir o estado de Buda.
E compara as doutrinas dessass religiões, baseado no princípio da Lei de Causa e o Efeito da vida que decide a felicidade e a infelicidade.
Em relação ao Budismo, ele utiliza Classificação dos Sutras e os seus ensinamentos, que já era utilizado no budismo da China como um dos métodos de comparação para julgar os conteúdos dos sutras.
Cinco Períodos e Oito Ensinos
É um método de classificação desenvolvido por Mestre Tendai da China. Ele focaliza no Sutra de Lótus (que é o supremo ensino do Sakya), considerando que todos os ensinamentos dos sutras foram pregados durante a vida de Buda Sakyamuni, sistematizou e analisou de forma abrangente e sem contradições.
Esse método divide todos os sutras em: Cinco Períodos e Oito Ensinos.
1. Método do Ensino Abrupto (頓教): Pregar a verdade da iluminação imediatamente
Quatro Doutrinas (化法の四教)
1. Ensino Tripitaka (三蔵教): Objetivo final é apenas a iluminação dos seres da erudição.
1. Caminho Interior vs Caminho Exterior
A primeira comparação é entre o budismo, o “caminho interno”, e os ensinos não-budistas da Índia e da China, o “caminho externo”.
O budismo ensina que a causa principal que determina a felicidade ou infelicidade reside em nosso interior e que somos protagonistas com o poder para decidir nosso próprio destino. Por isso, o budismo é chamado de “caminho interno”, e é superior a caminho externos.
Budismo Mahanaya vs Budismo Hinayana
O Budismo Hinayana prega que os desejos mundanos são a causa da infelicidade.
Por isso, para o Hinayana, o enfoque da iluminação está em reduzir o corpo a cinzas e extinguir a mente, que acham que onde produz as causas dos desejos mundanos. Nesse ponto encontra-se a limitação do Budismo Hinayana.
Outro ponto: O Mahayana significa “grande veículo” em sânscrito e “Hinayana” significa pequeno veículo .
Os ensinamentos para os seres da erudição e absolução (os 2 veículos) objetiva libertação dos sofrimentos de si próprio. Esse tipo de prática, olhando do ponto de vista dos ensinamentos para bodisatvas que valorizam a salvar outras pessoas (ensinamentos Mahayana), este ensinamento só pode salvar um pequeno número de pessoas, por isso foi comparado a um pequeno veículo.
Mahanaya Verdadeiro vs Mahanaya Provisório
O Budismo Mahayana é dividido em: Mahanaya provisório e Mahanaya verdadeiro.
No Mahayana provisório, as pessoas dos dois veículos, pessoas más e as mulheres são incapazes de atingir a iluminação, pois são consideradas seres que não estão dotadas de natureza de Buda na sua vida, impondo assim, limitações às felicidade.
O Sutra do Lótus, o mais elevado e perfeito ensino do Mahanaya verdadeiro. Ele elucida a verdadeira iluminação do Buda Sakyamuni no longínquo passado de Sanzen Gohyaku Jintengo e, com base no fato de que todas as pessoas - incluindo os dois veículos, as pessoas más e as mulheres, ou seja, seres de todos os 10 estados de vida – são dotados de estado de Buda no seu interior, e podem atingir a iluminação. Elucida também que esta questão está fundamentada na doutrina dos três mil mundos num único momento da vida (Itinen Sanzen).
Ensino Essencial vs Ensino Teórico
Entretanto, o Mahanaya Verdadeiro também é dividido em Ensino Teórico e Ensino Essencial:
O Sutra de Lótus é dividido em:
Primeiros 14 capítulos (teóricos) e Últimos 14 capítulos (essenciais)
Nos primeiros 14 capítulos, O Sakyamuni ainda prega os ensinos do ponto de vista de que ele alcançou a iluminação pela primeira vez nesta vida na Índia, como vinha pregando nos ensinos do Mahanaya Provisório.
E é revelado também os Dez Fatores da Vida, e ensina que todos os seres possuem o estado de Buda.
Em contraste, no ensino essencial (últimos 14 capítulos) esclarece que o Sakyamuni atingiu a iluminação no remoto passado de Gohyaku Jintengo.
Ele revelou ainda que, exerceu as práticas de bodisatva (verdadeira causa) para alcançar o estado de Buda (verdadeiro efeito).
Com isso, foi esclarecido que todos seres possuem os Dez Estados de vida.
Além disso, foi revelado que esta terra onde vivem seres perdidos é a terra onde o Buda permanece permanentemente (verdadeira Terra). Revelando então, a verdadeira causa, verdadeiro efeito e verdadeira terra, e também esclarece a Possessão Mútua dos Dez Estados de Vida, concluindo assim a doutrina de Itinen Sanzen - Três Mil Mundos num Único Momento da Vida.
Budismo de Semeadura vs Budismo de Colheita
Budismo de Colheita
O Sutra de Lótus de Sakyamuni tinha objetivo de conduzir à iluminação, os seres que ele veio ensinando desde remoto passado. Entretanto, os seres que não tiveram nenhuma relação com com o Shakyamuni no passado e não puderam acumular as boas sortes necessárias para a atingir o estado de Buda ficariam excluídos.
Aqueles que foram ensinados por Shakyamuni no passado, nasceram nos Primeiros Dias e Médios Dias da Lei, praticaram o Sutra de Lótus, e alcançaram o estado de Buda. (abriram os sementes (cultivados) da Lei original da Semeadura) O Buda Shakyamuni conseguiu adquirir a vida eterna (estado de Buda) como resultado de ter praticado o caminho da bodhisattva, antes de sua iluminação no remoto passado. Para chegar a essa condição, ele precisou atingir o primeiro estágio de segurança, o da não-regressão. E por ter atingido esse estágio, foi capaz de romper com sua fé a escuridão fundamental, e adquiriu a sabedoria e perceber que os 9 estados e o estado de Buda se encontram sempre presentes na própria vida sob forma inata.
Contudo, a prática necessária para atingir o primeiro estágio de segurança é extremamente difícil, da mesma forma como é difícil atingir a sabedoria que permite perceber o estado de Buda na própria vida.
Ambos feitos excedem a capacidade das pessoas comuns. Dessa maneira, do ponto de vista de seu significado literal, o ensino essencial do Sutra de Lótus não abre diretamente o caminho para as pessoas comuns atingirem o estado de Buda em sua presente forma e nesta existência.
Budismo de Semeadura
Nos Últimos Dias da Lei, o budismo de Sakyamuni – o Sutra de Lótus de Primeiros Dias e Médios Dias – perde toda sua eficácia. E as pessoas dessa época não possuem ligação com o Buda Sakyamuni.
É uma época em que os monges não seguem os preceitos, surgem conflitos dentro da ordem budista e a sociedade será repleta de 5 impurezas que são: ①impureza da era, ②impureza do desejo, ③impureza dos seres vivos, ④impureza da visão e ⑤impureza do período de vida.
O ensino implícito nas profundezas do Sutra de Lótus, revela o Nam-myoho-rengue-kyo, que foi a força motriz que sustentou a prática de bodhisattva de Sakyamuni para atingir o primeiro estágio de segurança no remoto passado, e é a Lei fundamental que ele percebeu naquele momento. Ao buscar e praticar esta Lei com fé, uma pessoa comum também pode obter imediatamente o fruto do estado de Buda.
Três Tipos de Sutra de Lótus
Lembremos aqui, que existem 3 tipos de Sutra de Lótus, conforme o período.
1. Sutra de Lótus de 28 capítulos do Buda Sakyamuni.
2. Makashikan do Mestre Tendai.
3. Nam-myoho-rengue-kyo de Nichiren Daishonin.
Analogia: Budismo de Semeadura e Budismo de Colheita:
Para confeccionar uma chabe que abre o cofre (comparado a nossa vida, que tem estado de Buda no seu interior), o homem precisou aprender uso da ferramenta, metalugia, usinagem, etc., inventar e aprender o alfabeto e números, desenvolver ferramentas, ciência e tecnológica para criar máquinas, capaz de confeccionar uma chave.
Tudo isso, precisou aproximadamente 2,6 milhões de anos, na história da humanidade.
O Budismo de Colheita, do Buda Sakyamuni que teve sua eficácia durante a vida do Buda e nos períodos de Primeiros Dias da Lei e Médios Dias da Lei, é comparado a essa história de evolução. Os seguidores que alcançaram o estado de Buda nesses períodos, foram os discípulos e as pessoas que o Sakyamuni veio ensinando desde remoto de incalculável kalpas no passado.
Portanto, desde que uma pessoa normal (chamado de mortal comum) inicie as práticas de um bodisatva para objetivar o estado de Buda, levaria um longo período de tempo, reencarnando repetidamente nas três vidas do passado, presente e futuro.
Em comparação, o Budismo de Semeadura de Nichiren Daishonin, possibilita as pessoas a atingirem o estado de Buda na presente forma e imediatamente nesta vida. Prsente forma significa que, nos ensinamentos pré-Sutra de Lótus eram ensinados que os seres dos Dois Veículos (estados de Erudição e Absolução), mulheres e pessoas mals não podeiam atingir a iluminação, tinham que fazer prática de incontáveis kalpas para nascer em homem e boa pessoa, para então depois prosseguir no caminho da bodisatva e atingir a iluminação.
Imediatamente nesta vida, significa literalmente, que as pessoas podem atingir o estado de vida nesta vida, recitando o Nam-myoho-rengue-kyo e praticando conforme os ensinos de Nichiren Daishonin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.